Demanda chinesa faz preços do cobre subirem e eleva perspectivas para o minério de ferro

Os preços do cobre estão mais altos no comércio asiático, após amplos ganhos no mercado de commodities. O metal tem subido significativamente nas últimas semanas em uma recuperação esperada da demanda com a reabertura da China.

Na Bolsa de Metais de Londres (LME), o contrato de referência de três meses subiu 0,3%, para US$ 9.383,0 a tonelada.

Mas os analistas da Yongan Futures ouvidos pela agência Dow Jones Newswires apontam que o rali mais recente provavelmente levou em conta a maior parte do aumento da demanda da recuperação econômica da China.

Com os atuais níveis de preços elevados, a pressão para realização de lucro parece alta, especialmente considerando as adições de oferta esperadas com o aumento da capacidade do novo produtor, disseram os analistas.

O otimismo sobre a recuperação econômica da China também elevaram as perspectivas para o minério de ferro , conforme o relatório do Citi.

“Atualmente, o minério de ferro tem risco de alta com o tema da reabertura da China, dada sua demanda e oferta inelásticas, o que o torna capaz de negociar mais financeiramente do que fisicamente (já que seu mercado físico permanece fraco no momento)”, disseram os analistas em nota.

A S&P Global Commodity Insights não publicou um preço à vista diário do minério de ferro na segunda-feira devido ao feriado do Ano Novo Lunar. Na sexta-feira, informou um preço de referência de US$ 126,65 a tonelada.

Fonte: Valor Econômico