Safra: Vale bem posicionada para criar valor com descarbonização e transição energética

Em um relatório elaborado após a Vale (VALE3) realizar o evento anual com investidores, o Safra destacou que a administração da mineradora apresentou o progresso no roteiro estratégico e reforçou a confiança de que a empresa está bem posicionada para criar valor à medida que as tendências de descarbonização e transição energética ganham destaque.

No relatório, o banco também menciona que o guidance de produção de minério de ferro para 2023 é menor do que a previsão atual e os custos são um pouco maiores.

“Em um cálculo preliminar, isso seria parcialmente compensado por prêmios mais altos e resultaria em um impacto negativo estimado de 7% em nossa previsão de EBITDA para 2023”, escreve o time de analistas destacando que uma revisão para baixo foi feita na produção anual esperada de longo prazo para minério de ferro.

Mas para o Safra, esses números mais baixos podem ser compensados por prêmios de qualidade mais altos, à medida que a descarbonização ganha força, o teor médio da Vale aumenta e os produtos aglomerados ganham participação.

“Ao todo, apesar da decepção com as tendências de curto prazo, a Vale parece bem posicionada para ganhar em um ambiente de baixas emissões”, explica o time de analistas.

O banco ressalta ainda que um parceiro estratégico na divisão de metais básicos também pode ajudar a aumentar a confiança no plano de crescimento e fornecer uma avaliação mais clara para o negócio.

Fonte: Finance News