Fundo de venture capital da CSN faz novo investimento

O fundo de venture capital da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) acaba de fechar mais uma rodada de investimentos em startups e empresas de inovação. O CSN Inova Ventures fez um aporte na i.Systems, que é especializada na aplicação de Inteligência Artificial para indústrias.

Esse é o oitavo investimento feito do fundo de venture desde que foi criado, há pouco mais de dois anos. A i.Systems, informou a CSN em nota ao Valor, vai usar AI para otimizar produção e cadeia de suprimentos. O valor do aporte não foi revelado pelo CSN Inova.

A startup foi fundada em 2007 por alunos de engenharia da computação da Universidade de Campinas (Unicamp), que, em 2016, se tornaram empreendedores da Endeavor. Segundo a CSN, esse movimento reforça seu compromisso de investir no desenvolvimento da indústria 4.0.

A CSN informa que já utiliza uma das uma das soluções da i.Systems, o LEAF, que “reduz a variabilidade e intervenção humana e aumenta a eficiência de processos produtivos, reduzindo o consumo de utilidades como gás natural e energia elétrica”.

Segundo a empresa, os resultados iniciais mostrados na usina de aço Presidente Vargas, em Volta Redonda (RJ), tanto na fábrica de cal da siderúrgica, como nos moinhos da fábrica de cimento, já deram resultados expressivos na melhoria de processos e redução de custos correspondente a milhões de reais por ano.

A empresa informa que já estão tão mapeadas diversas linhas nas áreas de siderurgia, cimentos e mineração que são alvos de aplicação da tecnologia.

A empresa destaca que o investimento está em linha com uma das verticais da CSN Inova Ventures, o industrial tech, que são startups com tecnologias IoT, AI e Data Analytics aplicadas em indústrias.

“O LEAF é uma tecnologia exclusiva e patenteada em diversos países, com ganhos comprovados na CSN e potencial de escala pensado por um time com expertise no setor e capacidade para desenvolver novos produtos”, disse, na nota, Eduardo Gebara, que atua no time da CSN Inova Ventures. A i.Systems tem ainda o Calix, outra plataforma de AI.

“Nosso objetivo com o investimento é potencializar ainda mais a experiência com o LEAF, nossa solução de otimização de processos, e expandir o Calix”, afirma Igor Santiago, fundador da i.Systems.

A CVC da CSN Inova – plataforma de inovação da siderúrgica – definiu mais de R$ 100 milhões de capital comprometido para investir em startups. Até o fim do primeiro trimestre de 2023, estão previstos mais três investimentos, consumindo quase todo o pacote de recursos.

O CSN Inova Ventures possui cinco verticais de investimentos – industrial tech, ESG, logtech, B2B software e construtech. Já estão no portfólio do CVC a Oico, Clark, 2DM, Traive, entre outras.

Fonte: Valor Econômico