Steel Warehouse Cisa adota S/4 Hana

A Steel Warehouse Cisa, metalúrgica paulista que processa e beneficia aço carbono, está implantando o SAP S/4 Hana, última versão do ERP da SAP, com a Evox, parceira paulistana da multinacional alemã.

Até então, a indústria utilizava o sistema de gestão da Plex, usado pelas unidades norte-americanas da empresa. No entanto, ele não atendia às necessidades de customização local. Além disso, o custo com suporte técnico era em dólar, já que a fornecedora não tinha operação no Brasil.

Como a empresa buscava integrar o processo fabril com o back office, para automatizar o fluxo de dados entre ambos, a ideia foi manter toda a infraestrutura de tecnologia de maquinário e substituir o ERP.

Conforme Renato Prazeres, gerente de TI da Steel Warehouse Cisa, o principal fator que levou à escolha da SAP foi a realização de provas de conceito pela Evox em alguns processos críticos, que garantiram a capacidade técnica na integração com os sistemas industriais já em uso na companhia.

Por meio da plataforma de inovação na nuvem da alemã (BTP, na sigla em inglês), a Evox fez a implementação em seis meses.

“Foi um tempo curto, levando em conta o desafio de integração do escritório com a fábrica. Além disso, o pessoal da linha de produção não percebeu a troca, pois não houve interrupções”, avalia Prazeres.

Agora, todas as informações geradas pelo maquinário e as especificações técnicas de cada bobina de aço recebidos pela fábrica e das chapas de aço produzidas ficam disponíveis, em tempo real, diretamente no ERP. Portanto, visíveis para todas as áreas da empresa.

“Com a solução de gestão integrada aos sistemas de controle de maquinário, conseguimos melhorar os processos e ter informações de produção em tempo real, além de diminuir possíveis erros humanos em atividades que passaram a ser digitalizadas”, destaca o gerente.

Até então, o controle sobre as informações de manufatura era feito de maneira manual, incorrendo em possíveis erros de digitação e na necessidade de ter pessoas fazendo o serviço. Hoje, os dados entram automaticamente no SAP assim que a mercadoria chega na empresa.

Outro ponto destacado foi a agilidade que a integração conferiu à rastreabilidade da laminação de aço, que exige informações confiáveis sobre a origem e o destino de cada peça fabricada.

Com o novo ERP, é possível saber exatamente quem vendeu determinada peça para um fabricante ou cliente final, de qual bobina de aço esse item foi originado e identificar o lote da usina siderúrgica que forneceu a bobina para a Steel Warehouse Cisa.

Em relação à separação de materiais que saem da fábrica para o cliente, a Evox criou um cockpit para o time visualizar uma tela única para emissão de notas fiscais. Antes, essa separação era feita manualmente e uma troca de código de barras poderia fazer com que um lote de produto fosse destinado a outro caminhão.

Para acabar com esse risco de erro, foi desenvolvida uma ferramenta com coletores de dados. O faturista separa os lotes que devem ser embarcados e, em seguida, o separador de material faz a leitura de todas as etiquetas e seus códigos de barras.

Se alguma informação não bater, o processo volta com o faturista. Só com 100% de acuracidade dos lotes eles são liberados para emissão da NF e, posteriormente, o material é levado para o veículo de transporte.

Fundada em 2014, a Steel Warehouse Cisa nasceu da joint venture entre a Cisa Trading, brasileira que oferece soluções logísticas, operacionais, tributárias e financeiras na importação e exportação, e a americana Steel Warehouse, americana especializada no processamento de bobinas de aço.

A indústria transforma bobinas de aço laminado em chapas de diversos tamanhos e espessuras, que são vendidas, principalmente, para fabricantes de conjuntos e máquinas dos setores agrícola, infraestrutura, implementos rodoviários e construção civil.

Sua unidade fabril na cidade de Paulínia, São Paulo, tem capacidade para produzir 200 mil toneladas de chapas de aço por ano.

Já a Evox atua com projetos de implementação, fábrica de software e suporte de ambientes SAP, além de ser especialista em soluções da Microsoft e da Avalara.

A empresa tem 200 funcionários e 350 clientes, incluindo nomes de peso como Grupo Votorantim, Grupo Ultra, Braskem, Ambev e Suzano.

Fonte: Baguete