Fitch: Setor de aço global não deve se recuperar totalmente em 2023

O setor global de aço não vai se recuperar totalmente em 2023 da redução de consumo que aconteceu durante o segundo semestre deste ano, diz a Fitch Ratings. A agência de classificação de riscos espera redução significativa no lucro das siderúrgicas com a perda de fôlego das economias globais.

Os analistas liderados por Oliver Schuh escrevem que os volumes no mercado de aço vão se normalizar no ano que vem em níveis similares aos de 2021, excluindo efeitos da China. O consumo vai cair entre 60 milhões e 65 milhões de toneladas e a taxa de utilização global vai cair de 80% para 77%.

“A meta de redução na produção de aço na China vai responder por boa parte desses números, com o restante vindo da queda na demanda ao redor do mundo”, escrevem. O consumo de aço na Índia, Estados Unidos e em partes da Ásia vão compensar em parte a retração na China.

De acordo com a Fitch, alguns mercados, incluindo o Brasil, vão se manter mais positivos, se beneficiando de premissas melhores que o restante do mundo, em meio a apoio dos governos para investimentos em infraestrutura e custos mais em conta. A Europa ainda permanece volátil com os custos de energia elevados.

Fonte: Valor Econômico