Da Vale (VALE3) à CSN (CSNA3), mineradoras e siderúrgicas fecham em forte queda

Em meio ao aumento de casos da Covid-19 na China e possíveis implicações em seu plano de reabertura econômica, as ações de mineradoras e siderúrgicas ampliam perdas nesta segunda-feira (12).

As ações das mineradoras Vale (VALE3) e da CSN Mineração (CMIN3) fecharam em queda de 2,99% e 5,65%. O cenário de quedas não foi diferente para as siderúrgicas: CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) recuaram 3,04%, 1,41% e 0,67%, respectivamente.

Nas últimas semanas, alguns anúncios do governo chinês impulsionaram o preço das commodities, principalmente o minério de ferro — que tiveram uma alta de 20%, passando de US$ 91 para acima de US$ 115 por tonelada. Isso porque, entre os planos de retomada econômica, a China prevê medidas para estimular o setor de construção.

Além disso, o país divulgou recentemente os dados da inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) com resultados dentro das expectativas. O primeiro caiu de 2,3% em outubro para 1,6% em novembro, enquanto o segundo manteve-se estável a 1,3% nos últimos dois meses.

Com a reabertura econômica da China, o mercado prevê maior demanda das mineradoras e siderúrgicas. Porém, até o momento, o país não confirmou quando isso de fato acontecerá.

 

Fonte: Suno