ABNT lançará nova norma sobre ESG

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) anunciou que lançará, no dia 14 de dezembro, uma nova norma: a Prática Recomendada 2030 — Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

Durante o anúncio, a ABNT contou que o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis do Estado de São Paulo (Secovi-SP) participou ativamente do desenvolvimento da PR. A instituição foi representada pela engenheira Patricia Bittencourt, assessora da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade, que integrou a coordenação da Comissão de Estudos Especiais (CEE-256).

A Norma alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização.

O documento apresenta os critérios mais relevantes, segmentados pelos eixos ambiental, social e de governança, apoiando a organização na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG.

Estabelece, ainda, um modelo de avaliação e direcionamento, composto por escala de cinco níveis evolutivos, que permite à organização identificar seu estágio de maturidade em relação a um determinado critério ambiental, social ou de governança e estabelecer metas de evolução.

A PR é aplicável a todos os tipos de organizações, compreendendo empresas privadas ou públicas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente do porte e área de atuação.

“Os aspectos ESG estão cada vez mais sendo considerados por agências de rating e outros stakeholders e, consequentemente, afetando o potencial de ganho dos investidores”, destaca o presidente da ABNT, Mario William Esper.

A Prática Recomendada foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) e estará disponível no ABNT Catálogo, logo após o lançamento.

Fonte: AECWeb