Lucro da Thyssenkrupp triplica no 4º trimestre fiscal

A Thyssenkrupp AG disse nesta quinta-feira que o lucro e as vendas aumentaram no quarto trimestre de seu ano fiscal, apoiados por fortes aumentos de preços de aço e matérias-primas, e que proporá um dividendo para o ano fiscal de 2022.

O conglomerado industrial alemão reportou lucro líquido trimestral de 389 milhões de euros (US$ 404 milhões), em comparação com os 116 milhões de euros no mesmo período do ano anterior, aumento de mais de três vezes.

Os ganhos ajustados antes de juros e impostos foram de 161 milhões de euros, redução de 30,6% ante os 232 milhões de euros no ano anterior. As vendas chegaram a 10,57 bilhões de euros, crescimento de 12% em comparação com 9,44 bilhões de euros um ano antes, enquanto a entrada de pedidos caiu para 10,39 bilhões de euros no trimestre.

Apesar dos desafios associados à pandemia de coronavírus, problemas na cadeia de suprimentos e a guerra da Rússia na Ucrânia, a empresa disse que conseguiu superar todas as suas metas financeiras no ano fiscal de 2022.

Para o ano fiscal de 2023, a Thyssenkrupp disse que antecipa uma redução significativa nas vendas à medida que os preços do aço e dos materiais se normalizam.

“Em um ambiente de mercado dominado pela crise de energia, alta inflação e aumento das taxas de juros, a Thyssenkrupp espera que o desenvolvimento macroeconômico no atual ano fiscal seja desafiador e difícil de planejar”, afirmou.

A empresa disse que proporá um dividendo de 15 centavos de euro por ação para o ano fiscal de 2022.

Fonte: Valor Econômico