Xi Jinping aborda Justin Trudeau e dá advertência

O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, abordou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante a cúpula do G20, em Bali, na Indonésia, nesta quarta-feira, 16, e deu uma advertência ao premiê.

Xi Jinping queixou-se de que o conteúdo de uma conversa com Trudeau foi vazada pela equipe do primeiro-ministro. O teor do diálogo refere-se à preocupação do Canadá com uma interferência chinesa nas eleições do país.

“Tudo o que conversamos vazou”, disse Xi, por meio de um tradutor. “Nós não agimos assim. Se você for honesto, devemos nos comunicar com respeito mútuo. Caso contrário, as consequências serão difíceis de prever.”

Depois de escutar a reclamação de Xi, Trudeau disse que “no Canadá, acreditamos em um diálogo livre e franco”, e que iria “trabalhar construtivamente com a China, mas haverá pontos nos quais discordaremos”. Xi retrucou, de maneira brusca: “Vamos primeiro criar as condições para isso”.

O momento foi registrado em um vídeo, divulgado hoje nas redes sociais. As imagens mostram Trudeau visivelmente constrangido, ao ser abordado pelo ditador da China, que aparenta estar irritado com o ocorrido.