Vale (VALE3) e siderúrgicas disparam mais de 10% com redução de restrições contra covid na China

A indicação de que a China deve afrouxar sua política de covid zerodeu força às commodities metálicas e às empresas do setor, fortemente representadas no Ibovespa. Com isso, o índice encerrou o dia em alta de 2,26%, aos 112.253 pontos, enquanto CSN ON (CSNA3) disparou 16,81%, Usiminas PNA (USIM5) subiu 10,58%, Vale ON (VALE3) ganhou 10,40% e Gerdau PN (GGBR4) teve alta de 9,00%.

O minério de ferro teve alta de 5,04% em Dalian, a 708,50 iuanes (US$ 99,52), após o governo chinês anunciar o afrouxamento da política de covid zero. A autoridade sanitária do país asiático reduziu a quarentena obrigatória para pessoas que viajam à China e também para aqueles que tiveram contato direto com pessoas infectadas. Adicionalmente, as companhias aéreas que transportarem passageiros com o vírus ativo não serão mais multadas.

“Fundamentalmente, quanto mais a China puder reiniciar sua economia, maior será o impacto positivo nas expectativas de crescimento global”, disse Keith Wildie, chefe de negociação do Romco Group, à agência Bloomberg. “A China tem sido historicamente um exportador de pressões deflacionárias e, se virmos essa força deflacionária de volta à economia global, o impacto positivo nos preços das commodities e nos mercados de ativos em geral pode ser excepcionalmente significativo no curto prazo.”

Fonte: Valor Econômico