Simmepe reúne empresários e discute a gestão tributária e a competitividade da indústria, na sede do sindicato

Na tarde desta quarta-feira (9), aconteceu o Encontro da Indústria. Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe), o evento trouxe como tema a Gestão Tributária e a Competitividade da Indústria.

A palestra ficou a cargo do advogado Davi Cavalcanti, especialista em direito tributário e empresarial, pós-graduado em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET e LL.M. em direito corporativo pelo IBMEC.

Em um levantamento feito nos últimos anos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a maioria dos empresários brasileiros reprova o atual sistema tributário, sendo o número de tributos um dos maiores gargalos. Para eles, o ICMS é o tributo que causa maior impacto negativo sobre a competitividade, seguido do PIS/COFINS e das tributações previdenciárias (INSS), que figuraram empatados no segundo lugar.

Com uma linguagem acessível, o especialista apresentou exemplos práticos para a gestão tributária e destacou que o pagamento de tributos é visto de forma negativa pela classe empresarial não só por conta do alto valor dos impostos, mas o fato dos investimentos não reverterem positivamente nos serviços de saúde, segurança, infraestrutura e educação.