CSN adota soluções da GaussFleet

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) adotou as soluções de telemetria avançada, Internet das Coisas (IoT) e geoprocessing da GaussFleet, empresa de gestão de máquinas para indústrias, para automatizar seus processos.

O projeto contou com o apoio da CSN Inova, plataforma de inovação da companhia e das gerências responsáveis pela gestão de equipamentos rodoviários e ferroviários na Usina Presidente Vargas.

Em um piloto que levou quatro meses, as soluções e um software de gestão foram implementados em 40 máquinas na unidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Além disso, contou com a aplicação da plataforma de gestão de frotas fora de estrada, que analisa indicadores como medição de combustível e emissão de gás carbônico (CO2).

Com a ferramenta, o processo de gestão de produtividade dos ativos foi otimizado em cerca de 20% e o fechamento da medição caiu de 30 dias para aproximadamente três.

Para o futuro, a expectativa é que o projeto seja ampliado para toda a usina de Volta Redonda, com implementação de ferramentas de telemetria que possam otimizar diversos pontos da cadeia produtiva na cidade.

Fundada em 1946, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi privatizada e reestruturada em 1993. Hoje, é uma das maiores siderúrgicas em valor de mercado da América Latina.

Criada em 2018, a GaussFleet é descrita como a maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos. Com sede em Barueri, em São Paulo, a empresa lista cerca de 15 funcionários em seu LinkedIn.

Fonte: Baguete