Vale comemora 80 anos ampliando parceria com a China

A China International Import Expo (CIIE) cria uma plataforma internacional para negócios e intercâmbios tecnológicos e culturais, disse Dauter Oliveira, diretor de marketing do setor de ferro para a região Ásia-Pacífico da mineradora brasileira Vale, em entrevista à Xinhua.

Apesar das incertezas decorrentes da desaceleração da economia mundial, Oliveira expressou sua confiança na China para manter seu crescimento econômico e destacou o papel fundamental do país asiático para a empresa e suas expectativas para a feira às vésperas de sua quinta edição, que será realizada de 5 a 10 de novembro em Xangai. As ações ordinárias da mineradora (Vale3) fecharam nesta sexta-feira em R$ 72,25, com valorização de 7.59%, a segunda maior do dia entre as que integram o Ibovespa.

“Acreditamos que os fundamentos econômicos de longo prazo da China permanecem fortes e inalterados. A China é o único país do mundo que possui todas as categorias industriais listadas na Classificação Industrial da ONU e é o maior produtor de mais de 220 tipos de produtos industriais. China desfruta de cadeias industriais e de fornecimento completas e estáveis”, explicou.

“Como principal expositor do setor de mineração, temos a honra de participar da CIIE pelo quinto ano consecutivo. A China é o mercado mais importante para a Vale, é nosso maior mercado no mundo desde 2006 e é o destino mais de 50% da nossa produção de ferro a cada ano”, disse ele. Este ano, aliás, “é o aniversário de 80 anos da Vale e estamos orgulhosos da nossa associação com a China, que já dura quase 50 anos, mais da metade da história da nossa empresa”, comentou.

“Desde que enviamos nosso primeiro carregamento de minério de ferro para a China em 1973, já enviamos mais de 2,8 bilhões de toneladas de produtos de ferro de alta qualidade para a China. Também fornecemos à China produtos de metal commodity de alta qualidade, como níquel e cobre ,” ele adicionou. Ele destacou que a Vale “mantém um compromisso de longo prazo com o mercado chinês e sempre coloca a China no centro da nossa estratégia de negócios”.

Sobre a participação da empresa brasileira na CIIE, Oliveira disse que “sob o lema ‘Fazer esforços contínuos para contribuir para o desenvolvimento de alta qualidade da China’, mostraremos na edição deste ano como apoiamos a transformação verde do aço indústria China e como aprofundamos de forma abrangente nossa parceria estratégica com a China.

Segundo Oliveira, a Vale vai expor com orgulho seus produtos de alta qualidade, com alto teor de ferro e poucas impurezas, “permitindo maior produtividade, menos escória e menores emissões durante o processo de fabricação do ferro”, além de novas tecnologias e novos produtos que “ pode ajudar as siderúrgicas a reduzir suas emissões”.

No estande da Vale na CIIE deste ano, “haverá uma área de estar verde onde os visitantes poderão ouvir os sons de animais que vivem na floresta amazônica, incluindo algumas espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção. Esses sons foram registrados na investigação chamada ‘Sons da Amazônia’, liderado pelo Instituto Tecnológico da Vale”. “Esperamos que esta área verde sirva para conscientizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade e conservação florestal entre os visitantes”, acrescentou.

A CIIE “é muito mais do que um local para as empresas exporem os seus produtos e serviços. Criou uma plataforma internacional de intercâmbio empresarial, tecnológico e cultural entre vários países, que não só promove o comércio internacional e contribui para a economia mundial, como também promove a compreensão mútua e a colaboração entre vários países”, disse ele.

Oliveira também valorizou o compromisso da Vale com o meio ambiente e o combate às mudanças climáticas. “Ao longo das últimas décadas, aprendemos que nosso papel vai muito além da mineração. É por isso que buscamos melhorar vidas e transformar o futuro. Diante das graves ameaças representadas pelas mudanças climáticas, estamos determinados a dar nossa contribuição para o combate às mudanças climáticas. Já estabelecemos metas ousadas para liderar a transição para a mineração sustentável”, disse.

“A Vale é parceira de longo prazo da China e compartilha o mesmo compromisso com a China no combate às mudanças climáticas. Vemos um futuro muito brilhante em cooperação com a China em sua busca pelo desenvolvimento verde. Já temos cooperado estreitamente com a China no cumprimento de nossas compromisso com nossas metas de mudança climática”, concluiu.

Fonte: Monitor Mercantil