Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco. Com 88,71% das urnas apuradas, ela está matematicamente eleita. Raquel fez 2.773.044 votos ou 58,87% dos votos válidos. Mesmo tendo perdido o marido exatamente no dia da votação do primeiro turno e tendo deixado de votar naquela ocasião, ela chegou em segundo lugar no primeiro turno.

Fez uma campanha intensa no segundo turno, sem declarar e sem receber apoio formal de nenhum dos candidatos a presidente, e venceu a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que ficou com 1.974.894 votos votos ou 41,13% dos votos válidos.

No primeiro turno, Marília obteve 23,97% dos votos válidos. Já Raquel ficou 20,58% dos votos.

Natural de Recife, Raquel tem 43 anos, e é advogada. Ela foi eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, mas renunciou ao cargo para disputar o governo do Estado. A governadora eleita também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2011 a 2017).

Seu marido, o empresário Fernando Lucena, 44 anos, sofreu um infarto fulminante e morreu na manhã da votação do primeiro turno das eleições. A vice-governadora eleita é Priscila Krause (Cidadania). O PRTB também estava na coligação vencedora.

Fonte : Revista Oeste