Ipatinga: Usiminas completa 60 anos de operação

Nesta quarta-feira, 26 de outubro de 2022, a Usiminas completa 60 anos de operação. A empresa é líder no mercado brasileiro de aços planos e possui um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina.

A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em cinco estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital. O grupo empresarial tem cinco empresas: Usiminas, de produção de aço, Soluções Usiminas, centro de serviços e distribuição de aços planos no Brasil, Mineração Usiminas, Unigal e Usiminas Mecânica.

Possui ainda, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina.

O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado.

Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo.

A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social.

As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid.

Usiminas – na linha do tempo

1956 – No dia 26 de abril é criada a Usiminas, tendo como seu primeiro presidente Amaro Lanari Júnior.

1958 – O presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek crava a estaca que marca o início da construção da Usina Intendente Câmara em Ipatinga.

1962 – No dia 26 de outubro é realizado o acendimento do alto-forno da Usina de Ipatinga (MG), dando início às operações da Usiminas.

1969 – Criação da Fundação São Francisco Xavier, braço social nas áreas de saúde e educação.

1970 – Fundação da Usiminas Mecânica.

1971 – Inauguração do centro de pesquisas e desenvolvimento, o maior em siderurgia na América Latina.

1973 – Inauguração do alto-forno 3 em Ipatinga.

1980 – Inauguração da nova sede em Belo Horizonte, na Pampulha.

1984 – Lançamento do projeto Xerimbabo, pioneiro em Minas Gerais em abordar conservação e educação ambiental para crianças e jovens de forma gratuita.

1991 – A Usiminas é a primeira empresa escolhida para ser privatizada no país, por ser considerada eficiente e melhor preparada.

1993 – Aquisição do controle acionário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão – SP.

1993 – Criação do Instituto Usiminas, responsável pela gestão de projetos patrocinados e desenvolvimentos de programas educacionais.

1996 – A Usiminas conquista a certificação ISO 14001, sendo a primeira siderúrgica do Brasil e a segunda do mundo com esta certificação, reforçando o seu compromisso com o meio ambiente.

1999 – Inauguração da Laminação a Frio 2, com capacidade para produção de 1 milhão de toneladas de aços laminados por ano.

2000 – Inauguração da Unigal, joint venture entre a Usiminas, Nippon Steel e Sumitomo Metal, parceria responsável pela primeira linha de galvanização a quente.

2009 – Nasce a Soluções Usiminas, reforçando a atuação em serviços, transformação e distribuição de aço.

2010 – É criada a Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG).

2011 – Inauguração da segunda linha da Unigal, ampliando a produção de galvanizados por imersão a quente.

2012 – Inauguração da nova linha de Tiras a Quente na Usina de Cubatão.

2014 – Inauguração da Decapagem 3 da Usina de Cubatão.

2015 – Início dos trabalhos do Mobiliza pelos Caminhos do Vale, responsável pela recuperação de estradas rurais a partir do uso do agregado siderúrgico.

2015 – A Usiminas é escolhida com principal fornecedora de aço para a fábrica da Jeep do Brasil, localizada em Goiana (PE).

2020 – Projeto piloto do e-commerce Mais Soluções Usiminas e lançamento da loja virtual no ano seguinte.

2021 – Inauguração do Centro de Memória Usiminas, em Ipatinga.

2021 – Inauguração do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, encerrando o uso de barragens para deposição de rejeitos na mineração.

Fonte: Portal da Cidade Ipatinga