Dirigentes do Simmepe prestigiam posse do ministro Armando Monteiro Neto

Uma solenidade muito prestigiada marcou a posse do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o pernambucano Armando Monteiro Neto. Membros do primeiro escalão do Governo Federal como os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; o do Planejamento, Nelson Barbosa; o de Minas e Energia, Eduardo Braga; o do Trabalho, Manoel Dias, e o da Previdência, Carlos Gabas participaram do evento juntamente com uma grande comitiva de empresários e políticos de Pernambuco e de outros estados.

O Simmepe, entidade na qual Monteiro iniciou sua carreira de líder empresarial em 1992, esteve representado na ocasião pelo presidente Alexandre Valença, e os dirigentes João Sandoval, Mário Conte e Girley Brazileiro.  “Armando é um conhecedor profundo do setor, e tem todas as condições para dar uma importante contribuição para a retomada da indústria no País”, disse, Valença. Segundo ele, as denúncias envolvendo a Petrobras provocaram sérias dificuldades para o setor metalmecânico de Pernambuco devido ao suspensão do pagamento a fornecedores. “Vamos encaminhar ao ministério um levantamento sobre as dimensões do problema e os efeitos sobre os empregos a fim de que p Governo possa estudar alternativas para o enfrentamento da crise”, revelou.

Em seu discurso de posse, o novo ministro reconheceu que o Brasil ainda tem elevados custos, com sistema tributário complexo, que onera investimentos e exportações. Ele também disse que o País possui deficiência de capital humano e de infraestrutura. “Tudo isso desestimula os investimento nas atividades produtivas, reduz a produtividade e nos torna menos produtivos”, destacou. A ausência de marcos legais, segundo ele, também torna o País menos competitivo e desestimulado.