Metalúrgicos param o ABC

DIARIO DE PE
Metalúrgicos da Volkswagen, da Ford e da Mercedes-Benz fizeram ontem no começo da manhã uma passeata pela  Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que terminou com uma manifestação contra a demissão de mais de mil trabalhadores na semana passada. Participaram 7 mil pessoas segundo a Polícia Militar. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foram 20 mil, incluindo funcionários das três fabricantes de veículos e oito empresas de autopeças instaladas na região.
Os 13 mil operários da unidade Anchieta da Volkswagen estão em greve desde 6 de janeiro. Ao voltarem do trabalho depois de férias coletivas, eles ficaram sabendo da demissão de 800 companheiros. Segundo o sindicato, a tática de paralisação muda a cada dia: eventualmente eles ficam na porta da fábrica, ou entram e cruzam os braços.
No caso da Mercedes, os trabalhadores não estão em greve, mas querem a reversão de 244 demissões de pessoas que estavam em regime de contrato temporário de trabalho. Ontem, os funcionários da empresa pararam para participar da manifestação, assim como os da Ford, no primeiro dia de trabalho após férias coletivas. No caso da multinacional norte-americana, não há demissões nem pauta de reivindicações. A Mercedes-Benz confirmou que seus trabalhadores participaram do protesto e declarou que reconhece o direito de manifestação. A produção da fábrica de caminhões da empresa na Anchieta parou ontem. A Ford declarou que os empregados da fábrica de São Bernardo (SP) pararam ontem em solidariedade aos colegas de outras empresas.
A Volkswagen informou que mantém o comentário da semana passada, em que destaca a necessidade de cortar custos em sua operação no país, estimando um corte de mais de 300 vagas.
simmepe 13