A siderúrgica japonesa Nippon Steel disse que vai se retirar da joint venture estabelecida com a companhia chinesa Baoshan Iron & Steel em busca de oportunidades em outros mercados.
O empreendimento foi formado 20 anos atrás para fabricar e vender produtos de aço a montadoras, tendo em vista o crescimento da economia chinesa na época.
As duas empresas chegaram a um acordo na terça-feira para encerrar a parceria em 29 de agosto, quando expira o atual contrato.
A Nippon Steel venderá sua parte no empreendimento para a Baoshan por cerca de 36 bilhões de ienes, ou 230 milhões de dólares.
As montadoras japonesas são os principais clientes da joint venture, mas elas se deparam com quedas nas vendas na China, uma vez que os fabricantes locais de veículos elétricos estão ganhando maiores porções no mercado.
A Nippon Steel está mudando seu foco de negócios para os Estados Unidos, a Índia e o Sudeste Asiático. Atualmente, está em processo de aquisição da US Steel.
A empresa japonesa desempenhou um papel central na modernização da indústria siderúrgica da China. Forneceu assistência técnica na década de 1970, levando em conta a crescente cooperação econômica entre os dois países na época.
Fonte: NHK World