CSN vendeu 20,4% menos aço no 2º trimestre de 2014

Portal Met@lica

As vendas de aço da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no segundo trimestre do ano somaram 1,263 milhão de toneladas, queda de 20,4% em relação ao observado um ano antes. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o recuo registrado foi de 9%.

Ainda de acordo com a companhia, as vendas de aço ao mercado interno caíram 24,6% em relação ao mesmo período de 2013, para 918 mil toneladas. Já na comparação com o trimestre imediatamente anterior o recuo foi de 9,3%. No documento que acompanha o demonstrativo financeiro, a companhia explica que a venda menor foi ocasionada pelo ‘menor ritmo da atividade econômica, impactado pelo menor número de dias úteis no trimestre’.

A receita líquida média por tonelada no segmento siderúrgica foi de R$ 2,214 mil, em linha com o primeiro trimestre do ano. A siderúrgica de Volta Redonda (RJ) informou ainda que, do total das vendas no período, 73% foram destinadas ao mercado interno, 25% às subsidiárias no exterior e 2% ao mercado externo. No segundo trimestre de 2013 essa divisão estava em 77%, 20% e 3%, respectivamente.

CPV

O custo dos produtos vendidos (CPV) da CSN no segundo trimestre do ano totalizou R$ 2,747 bilhões, 9% menos do que o visto um ano antes. Ante o primeiro trimestre do ano o recuo também foi de 9%. Levando-se em conta apenas a divisão de siderurgia, o CPV somou R$ 2,083 bilhões no segundo trimestre do ano, queda de 13% em relação aos três primeiros meses do ano, por causa de menores custos produtivos e menor volume comercializado, explicou a empresa.

Minério de ferro

A venda de minério de ferro pela CSN atingiu no segundo trimestre do ano 7,232 milhões de toneladas, aumento de 19,9% em relação ao registrado um ano antes, considerando 100% dos números da Namisa, na qual a CSN detém uma fatia de 60%. Na comparação com os três primeiros meses do ano, houve um incremento de 13,3%.

Do total negociado, a CSN informou que a Namisa foi responsável pela venda de 2,4 milhões de toneladas. No documento que acompanha o demonstrativo financeiro a CSN detalha que praticamente todo o volume de minério de ferro vendido no trimestre foi destinado ao mercado externo. Adicionalmente, lembrou, 1,5 milhão de toneladas foram direcionadas ao consumo próprio.

‘Os preços do minério de ferro no mercado transoceânico foram impactados negativamente pela expansão da oferta, impulsionada principalmente pelos exportadores australianos. Com relação à demanda da China, a maior restrição ao crédito, o menor ritmo dos investimentos e o alto nível dos estoques de minério de ferro nos portos também contribuíram para a queda de preços’, destacou a companhia.

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