Vale ‘cautelosamente otimista’ em relação à recuperação econômica chinesa

A mineradora brasileira Vale está cautelosamente otimista quanto à recuperação do seu mercado principal, a economia da China.

O crescimento da economia chinesa desacelerou em 4,9%, numa base anual no terceiro trimestre, após um crescimento de 6,3% no segundo trimestre, à medida que a procura global pelas suas exportações diminuía e o setor imobiliário continuava a se deteriorar.

“Vemos um horizonte, num futuro próximo, muito próspero. A China vem se recuperando economicamente e é um player gigantesco que olha muito para o Brasil”, declarou o executivo durante um fórum de investimentos entre China e Brasil, realizado em São Paulo.

A Vale comemorou 50 anos da primeira remessa de minério de ferro para a China. Desde então, já forneceu mais de 3 bilhões de toneladas de minério de ferro para o país asiático. Desde 2014, mais de 50% da produção da mineradora teve o mesmo caminho, segundo Biscassi, e mais de 55% de sua receita líquida, no terceiro trimestre, veio de seu mercado principal, chegando a 47,9% no segundo trimestre de 2023.

A Vale reportou um lucro líquido de US$ 2,84 bilhões no terceiro trimestre, uma queda de 36,3% ano a ano, e uma receita líquida de US$ 10,6 bilhões, um aumento de 7%.

A China é o maior produtor mundial de aço e uma das apostas da Vale é na descarbonização da indústria siderúrgica chinesa, declarou Biscassi no evento, que contou com a presença de altos executivos do China Baowu Group, maior siderúrgica do mundo.

 

Fonte: BN Americas